7 de dezembro de 2012

A guerra dos tronos - George R. R. Martin

Bom, como começar a falar desse livro? Super fantástico!

Quando eu via as pessoas comentando que já tinham lido, ou quando páginas postavam frases no facebook, eu pensava que essa seria apenas mais uma série de livros grande (muitooo grande) e como eu tinha uma curiosidade imensa para ler, resolvi baixar no computador. Só que eu tenho alguns problemas em ler no computador. Como o livro é muito extenso e o comecinho você acaba não entendendo nada, eu acabei largando ele de lado.

Até que meu pai me deu o livro de presente. Ai eu não resisti e comecei a ler e de repente me apaixonei! Quando eu vi, havia se passado uma semana, eu estava na metade do livro e com a coleção completa em  casa.

 

A série toda se passa em uma época em que os verões duram décadas e os invernos uma vida inteira. Com seres e florestas assombradas, deuses e dragões. Todo o reino é governado pelas duas das maiores casas e foi conquistado depois de uma luta contra um rei louco (ao longo do livro, você conhece mais a história das casas e do reino)

Tudo começa quando Lorde Eddard Stark, que é um suserano de Winterfell, recebe a notícia de que a Mão do rei, Jon Arryn (espécie de conselheiro) morreu. Ele também fica sabendo que o próprio rei Robert, que foi quase um irmão para ele, estaria vindo para Winterfell.
Mesmo sem saber, Eddard já desconfiava que o rei iria lhe propor para ser a nova Mão. Ele estava disposto a recusar, pois o seu lugar era com a sua família no norte, mas a sua opinião mudou quando sua esposa recebeu uma carta da irmã (viúva da antiga de Jon Arryn) dizendo que tinha grandes suspeitas de ele não havia morrido de causas naturais e sim morto pela rainha Cersei.

Ao longo da história você vai conhecendo os personagens e seus pequenos mundos, há os irmãos Targaryen que lutam por seu direito ao trono, Jon Snow que se sente excluido em Winterfell e decide se juntar à patrulha da noite, Eddard tentando descobrir a verdadeira causa da morte da antiga mão do rei etc.. A melhor parte na minha humilde opinião, é lá no comecinho quando os filhos de Eddard acham filhotes de lobos gigantes órfãos e decidem adota-lo já que o lobo gigante é o símbolo dos Stark.  Esses lobos tem grande destaque durante o livro.

O bom da edição é que, no comecinho e no fim do livro, tem o mapa dos sete reinos, o que ajuda você a se localizar na história. Tem também uma espécie de glossário, onde está listado as principais casas e sua história.



Se você quer conhecer um pouco mais da história toda que antecede o livro, assistam  essa playlist no youtube, é muito boa!

O que eu mais aprecio nas obras de Martin, são os personagens, como Tyrion Lannister, irmão da rainha, um anão que diz ter a força das palavras e não das espadas e também Arya Stark, filha mais nova de Eddard que quer ser uma guerreira e não uma dama. Além de outros também como Jon Snow (filho bastardo de Eddard) e Bran Stark.

O livro é narrado de vários pontos de vista. Cada capítulo tem o nome do personagem que irá ser a narrativa no topo da página, não deixando de ser em 3° pessoa.

Os personagem são cheios de frase de ação oque eu adoro! Separei algumas:

Um homem verdadeiro faz o que quer, não o que deve. (Eddard Stark)

Um homem que luta por moedas é leal apenas à sua carteira. (Tyrion)

Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada. (Tyrion)

A maioria dos homens mais depressa nega uma verdade dura do que a enfrenta. (Tyrion)

A vida não é uma canção, querida. Aprenderá isso um dia, para sua tristeza. (Petyr)

Uma notícia muito boa para quem não gosta de ler: os livros foram adaptados para a televisão. Cada livro é uma temporada da série "Game of Thrones" e a terceira estréia ano que vem! Na minha opinião a primeira temporada é completamente idêntica ao  livro. A outra eu não sei, pois ainda não assisti.

A Guerra dos Tronos

Bem, o livro é maravilhoso, mas vou dar uma dica para quem pretende ler: não se apegue aos personagem ou você vai sofrer assim como eu, hahaha.

Até a próxima! o próximo livro já está ali ---->
E podem ficar tranquilos, eu não esqueci das resenhas do mês! Beijinhos.

7 comentários:

  1. Oii,td beem?/
    O livro parece realymente muuitcho legal(pra ler metade em uma semana,NE?/)adorei seu blog e já estou te seguindo,será que poderia retribuir?/
    http://garotada-capa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler, mas prefiro romances.
    Beijos.*
    Visita?
    girlonlline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. @Hellen Cardoso

    É realmente muito legal! eu fiquei vidrada por horas!!

    Vou retribuir sim!! beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Barbara - Administradora9 de dezembro de 2012 às 11:18

    @Cristielen Camila

    Eu também gosto muito de romance, mas não deixo os de aventura de lado... beijinhos e obrigada pela visitinha

    ResponderExcluir
  5. adoreei seu blog, lindo demais!]
    deborahfernandespink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou louca por essa saga, mas to sem tempo de ler :(
    estou participando do sorteio :)
    studentliife.blogspot.com
    Ja estou seguindo o seu blog!

    ResponderExcluir
  7. @laau
    Obrigada pela visitinha! volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.