23 de março de 2013

A arte nos figurinos.

Sabe aquele livro em que você lê ou aquele filme que você gosta tanto que começa a sentir dentro dele? Usando as roupas da época ou a armadura do seu personagem favorito? É essa a grande importância dos figurinos, mostrar justamente aquilo que autor ou o diretor quis passar da personalidade das suas criações.

 Muitas pessoas não prestam a atenção no grande trabalho realizado por trás das câmeras ao produzir o figurinos dos atores, mas aqui vamos dar a devida atenção a arte de vestir personagens.


Quem assistiu Game of thrones e nunca invejou um dos vestidos de Cersei? Ou o luxo da rainha má em "A branca de neve e o caçador"? Aqui a personalidade dos personagens é a inspiração para os criadores. Muito luxo, grandes mangas, pesadas caldas e decotes sensuais fazem parte das malvadas (ou nem tanto) nas telonas... Sem contar as joias é claro, que são sempre extremamente belas.


É difícil não se apaixonar por figurinos de personagens vestidos para a guerra. Cota de malha, couro fervido, grandes armaduras, cores e estandartes fazem parte do arsenal de batalha, além claro, da espada, arco ou machado. No caso de Robb Stark serão necessárias casacos e peles para enfrentar o frio do norte.


Não é só de luxo que se faz os grandes figurinos... Mostrar a pobreza e a miséria dos personagens é a principal função aqui. São roupas rasgadas e manchadas que mesmo assim não perdem o brilho do trabalho desses profissionais. Um exemplo bem claro é o filme "Os miseráveis" que é excelente em mostrar as diferenças de classe social usando apenas o figurino e a maquiagem.


 Roupas que aguentam calor, que ficam invisíveis, que se camuflam ou que dão estilo. São as mais incríveis na minha opinião. Levam os quadrinhos para a tela tão facilmente que parece que o personagem saiu diretamente das páginas. São figurinos incríveis e com detalhes surpreendentes que podem vir de Asgard, da oficina de um gênio bilionário ou do guarda-roupas de um adolescente. 


Um bom figurino nos faz viajar nas diversas épocas que sempre marcam o cinema. Como por exemplo em "Os miseráveis" onde o figurino tipicamente francês e o famoso chapéu de Napoleão fazem parte do traje do personagem. 

Os indicados a melhor figurino em 2013 foram: “Anna Karenina” (Jacqueline Durran)
“Os Miseráveis” (Paco Delgado) “Lincoln” (Joanna Johnston) “Espelho, Espelho Meu” (Eiko Ishioka) “Branca de Neve e o Caçador” (Colleen Atwood) sendo que o vencedor foi Anna Karenina. Imagens na ordem.


E depois de post enorme... podemos perceber que o trabalho de um figurinista não é tão reconhecido quanto merece. Mesmo com a categoria "melhor figurino" no Oscar, sabemos que esses profissionais que trabalham atrás das câmeras e dificilmente tem o seu nome citado, tem uma missão muito difícil e importante que é de transmitir a essência do personagem e do filme por meio de roupas...

Espero que vocês tenham gostam.... até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.