10 de março de 2013

Capitães da areia - Jorge Amado

Autor: Capitães da areia
Ano: 1937
Páginas: 262
Editora: Companhia das letras


Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.





Eu nem sei como, mas me apaixonei por Capitães da Areia. São histórias simples, que faz o leitor querer mais e mais. Não sou muito de me apaixonar por vários personagens ao mesmo tempo, mas me vi adorando todos eles....

Esse incrível romance de Jorge Amado conta a história de crianças abandonas que vivem do furto para poderem comer e viver. Crianças que apenas precisam de um pouco de carinho e atenção, que usam a areia do cais como seu quartel general e um casarão abandonado como refúgio do frio e da chuva. 

Foi publicado em 1937 e altamente criticada pelo nobreza da época pois segundo eles, se tratava de uma obra comunista. Mas, mesmo com o cenário de Salvador do início do século XX, capitães da areia reflete um pouco da nossa atualidade. Não apenas pela linguagem simples que na época foi considerada como Coloquial, mas pela situação de abandono que as crianças de rua sofrem também nos dias atuais.

Jorge Amando não usa um famoso clichê de que apenas crianças negras são excluídas e abandonadas. Em Capitães da areia, não apenas negros, mas também mestiços, loiros, aleijados e até mesmo gringos fazem parte desse grupo de crianças que sofrem da desigualdade social.

Mas, o forte da obra mesmo são os personagens. Cada um com uma personalidade distinta das outras. Pedro Bala é o chefe deles, branco e de cabelos loiros, tem voz autoritária mas apenas 14 anos, é filho de um grevista morto em uma manifestação. Sem-pernas é coxo e nunca teve uma família de verdade, debocha e tira sarro de todos como uma forma de se livrar da situação em que vive. Dora é a única garota do grupo, é como uma mãe, irmã e companheira de todos, também tem os cabelos loiros. Pirulito é o único religioso, seu sonho é ser padre e sair do mundo de roubos. Professor adora ler e tem um dom de pintar, ganhando até uns trocados por isso. 

Porque a liberdade é como o sol, é bem maior que o mundo.
Mesmo não sabendo que era amor, sentiam que era bom.
O livro tem um final emocionante e devo confessar que quase chorei em uma parte. hahaha.

Capitães da areia foi adaptado para o cinema em 2010 e tem a trilha sonora feira por Carlinhos Brown! Vale lembrar que o filme como de costume tem várias diferenças em relação ao livro.Vejam o trailer:

            

Espero que tenham gostado! Leva cinco estrelinhas!! Leitura obrigatória para vestibular! E lembre-se... primeiro o livro depois o filme. Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.