20 de agosto de 2013

Conheça: Curso de Cinema e audiovisual

Sabemos muito bem que aqui no Brasil, as oportunidades na indústria cinematográfica são extremamente pequenas. Mas como exatamente é o curso de cinema? Qual é o campo de trabalho?
Clique em Leia mais e descubra um pouco a graduação de cinema e audiovisual.



O que é?
Muitos pensam que a graduação de cinema e audiovisual é somente voltada para o cinema e documentários. Não é bem assim. É também produção de peças audiovisuais artísticas, documentais, publicitárias, institucionais ou jornalísticas para veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação.

O bacharel em Audiovisual pode trabalhar com animação, captação de som, direção e direção de arte. Além disso, ele pode trabalhar com edição de som, fotografia, edição, produção, roteiro, sonorização e técnica (operar os equipamentos usados).

“Você tem que seguir o caminho certo. Se quiser ser cineasta, faça Audiovisual. Se quiser ser atriz, faça Artes Cênicas. O segredo é fazer aquilo que se gosta” - Marina Person

Qual é o mercado de trabalho?
O bacharel em Audiovisual pode trabalhar com animação, captação de som, direção e direção de arte. Além disso, ele pode trabalhar com edição de som, fotografia, edição, produção, roteiro, sonorização e técnica (operar os equipamentos usados).

Outra boa frente de trabalho é a produção de filmes publicitários, institucionais e de treinamento. Neste caso, os profissionais são contratados por produtoras, agências de publicidade ou por departamentos de comunicação de empresas públicas e privadas. 

Oque eu aprendo no curso?
A maioria das aulas é prática e feita em laboratórios dedicados à fotografia, montagem e sonorização.
o aluno estuda todas as etapas que fazem parte de uma produção audiovisual. Assim, ele tem aulas de direção, documentação, redação do roteiro, linguagem cinematográfica, montagem do filme, fotografia e som. Disciplinas específicas, como teoria cinematográfica e história do cinema, alternam-se no currículo com técnicas de gerenciamento e produção.

Quanto tempo dura?
A média nas universidades é de quatro anos.

Onde estudar?
O curso existe em todo o Brasil, porém podemos citar as universidades mais conceituadas no curso:

Nome da faculdadeEstrelas
Universidade de Brasília (UnB)★★★★
Universidade Federal Fluminense (UFF)★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)★★★★
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)★★★★
Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)★★★★
Universidade de São Paulo (USP)

Há poucos cursos nesta área no Brasil – o que apresenta o primeiro desafio. Alguns são oferecidos por faculdades cujo custo é bem alto - outro desafio. Nas faculdades públicas a concorrência é elevada. O profissional sofre também concorrência de outros, como os graduados em Rádio e TV e mesmo em cursos paralelos ou livres. - Fernando Meireles
Alguém se interessou? Ainda está na dúvida? Então faça o teste e saiba se Cinema e audiovisual é mesmo a sua carreira.

Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.