29 de agosto de 2013

Desafio: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Começando a lista de livros do desafio literário, vamos falar de Orgulho e Preconceito.


Título: Orgulho e Preconceito
ISBN: 810853
Editora: Abril Cultural
Ano: 1982
Páginas: 333
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

 É um livro super leve e gostosinho de ler. É um daqueles romances que a leitura flui e você consegue ler vários capítulos sem se cansar. A linguagem é fácil, sem termos antigos ou coisa do tipo. Mesmo aqueles que não são muito fãs de leitura conseguirão ler sem problemas.

O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós.


O livro conta a história de Elizabeth Bennet, a segunda filha mais velha de cinco irmãs de uma família considerada de uma "classe inferior" a aristocracia da época. Em outras palavras: Elizabeth não podia se envolver com pessoas acima dela.


Tudo começa quando um homem rico e solteiro se muda para uma casa próxima a da família Bennet e todas as garotas das cidade ficam euforicas para conhecer o distinto Sr. Bingley.
Jane - irmã mais velha de Elizabeth - se apaixona por Bingley e a irmã vê o afeto sendo retribuído pelo cavalheiro. Só que muitos não aceitam essa união pelo fato de Jane não ter um dote muito alto e o principal personagem que tenta separar os dois é Darcy - grande amigo de Bingley.

Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.

Ao decorrer do livro a autora mostra o orgulho de Darcy e o preconceito sobre a família Bennet. Mas não se preocupem, orgulho e preconceito é um daqueles romances de final feliz, em que todas as partes saem felizes e resolvidas e o leitor já sabe desde o início que isso irá acontecer. Por esse motivo, o livro tem uma leitura rápida e agradável.

Eu pessoalmente, esperava que fosse um livro mais inesquecível, pelo o que as pessoas falam sobre ele. É claro que não podemos esquecer que se trata de um romance do inicio do século XIX, considerado um dos primeiros.


Como vocês podem ver aqui, a edição que eu peguei na minha escola é uma adaptação. Então eu fiz o download da edição bilíngue para ver a diferença. Os dois são bem parecidos, a única diferença é que o adaptado é mais curtinho, pois foi cortadas algumas partes e mudado algumas palavras para se tornar mais fácil de ler por crianças de 6° a 9° ano (Indicação da capa)

O filme é lindo! Eu assisti ao mais recente de 2006 e é super fiel ao livro. Até a maioria das falas são idênticas! Sem contar que eu AMEI Keira Knightley como Elizabeth! Vale muito a pena assistir!




Foi um livro super agradável de ler e eu adorei a personagem Elizabeth. Ela é forte, determinada, divertida e uma grande heroína clássica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.