18 de agosto de 2013

Do parnasiano ao pré-modernismo

Você provavelmente não conhece esse rosto e talvez nunca tenha lido uma de suas poesias.
Quando eu digo que sou fã de Augusto dos Anjos, muitas pessoas dizem não conhece-lo. Eu acho isso incrivelmente ruim, pois devemos conhecer a nossa cultura e quem faz parte dela. Sem contar que as escolas principalmente de ensino médio, deveriam apresentar aos alunos esse tipo de poesia e isso muitas vezes não acontece.



Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.



Escreveu seus primeiros poemas com 7 anos! Se formou em direito, casou e construiu um grande conhecimento poético. Seu amigo Órris Soares contou que Augusto dos Anjos costumava compor "de cabeça", enquanto gesticulava e pronunciava os versos de forma excêntrica, e só depois transcrevia o poema para o papel.

O poema mais famoso e o que eu mais gosto, se chama Versos Íntimos e nele você encontra muito subjetivismo característica do simbolismo. Você podem perceber várias palavras como "escarro" e um tom sombrio muito característico de suas obras:



Versos Íntimos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!


Então, vale a pena conhecer a obra e a vida de Augusto dos Anjos e apreciar suas palavras! Suas obras estão disponíveis no domínio público e suas frases estão espalhadas por diversos blogs e sites! Aproveite!

Um comentário:

  1. Eu acho o Augusto dos Anjos bem diferente. Acho os poemas/poesias dele bem interessantes(com toda a bizarrice, e tal), até carrego o e-book do livro dele("eu, e outras poesias") em meu celular pra ler quando estou de bobeira.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.