10 de setembro de 2013

A Culpa é das estrelas - John Green






Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572261
Ano: 2012
Páginas: 288
Tradutor: Renata Pettengill




Peguei o livro. Amei a capa, o autor, a história, a Hazel, o Gus! Fiquei com ressaca literária e vou escrever um pouco para vocês sobre A culpa é das estrelas.


É um romance completamente cativante e emocionante. Comecei a ler e quando vi, não conseguia mais parar. Meu feriado de independência foi literalmente dependente do livro e de John Green.

O livro conta a história da Hazel. Ela tem 16 anos e está em uma fase terminal de câncer sabendo que não tem muito tempo de vida. Meio que para agradar a mãe, Hazel começa a participar de um grupo de apoio em que outros adolescentes contam sobre a sua luta contra a doença. Lá ela conhece o Augustus, um menino que tem osteossarcoma - um câncer nos ossos - mas que está em SEC (sem evidência de câncer) a mais de um ano.



Bem, o que vocês estão pensando realmente acontece - Gus se apaixona pela Hazel. E ela também admite que sente alguma coisa por ele. O problema é que ela sabe que está morrendo e segundo ela mesmo diz, a qualquer momento o câncer pode mata-la e ela quer diminuir o número de vítimas.

Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos.

A culpa é das estrelas conseguiu mexer comigo como nenhum outro romance mexia a muito tempo. Hazel é exatamente a garota que eu queria conhecer um dia. Ela é forte, determinada e trata da sua doença de um jeito bem humorado e filosófico. Ela é adorável!


O Gus é outro personagem muito bem estruturado pelo autor. Ele é confiante e bem altruísta de um jeito muito divertido! Sua declaração para a Hazel dizendo estar apaixonada foi magnifica! Quando li percebi no mesmo instante que o Gus seria meu novo personagem favorito.

Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.
Esse é o problema da dor, ela precisa ser sentida.
Eu estava ansiosa para terminar o livro e ao mesmo tempo com medo de acabar. Esse é um daqueles livros que te faz ficar parada pensando em como o autor é um gênio e em como você quer ler o livro de novo milhares de vezes.


Na minha opinião todos deveria ler A Culpa é das estrelas, principalmente para aqueles que passam ou passaram pela mesma dificuldade que a Hazel e o Gus e até mesmo o Isaac - o garoto com câncer nos olhos - e que demonstram uma força sobrenatural em aproveitar a vida mesmo com tantos problemas.

Eu gostava do Augustus Waters. Gostava muito mesmo dele. Gostava de como a história dele terminava falando de outra pessoa. Gostava da voz dele. Gostava do fato de ele ter feito lances livres carregados de existencialismo. Gostava de ele ser professor titular no Departamento de Sorrisos Ligeiramente Tortos com duas cátedras no Departamento da Voz Que Me Deixa à Flor da Pele.
John Green é o máximo! Não apenas em como escreve, mas também como se comunica com os fãs. Ele tem um vlog com seu irmão no youtube e tem postado muito recentemente alguns vídeos de suas turnês pelo mundo e algumas cenas "por trás das câmeras" do filme do livro - que será estrelado por Shailene Woodley e Ansel Elgort.

Foto que o John Green (esquerda) postou em seu twitter (@realjohngreen) com o atores que interpretaram - da esquerda para a direita - Gus, Isaac e Hazel.
E quero MUITO ler os outros romances do autor! E pra ser sincera, eu leria até a lista de comprar de John Green. E vocês o que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.