20 de setembro de 2013

Um pouco de Tropicália


Somos brasileiros, moramos no Brasil e estamos limitados a não conhecer a cultura e a história do nosso país. Muitos nunca ouviram falar de Tropicália ou o que esse movimento significou. Então agora é a hora! Clique em leia mais e entre no mundo tropicalista.

Movimento tropicalista era um movimento cultural brasileiro que englobava não só a música, mas o cinema, a TV, as artes plásticas e o teatro. Surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira.
Seu marco inicial foi no Festival de música popular brasileira promovido pela Rede Record. Foi nesse festival que Gilberto Gil junto com os mutantes cantaram Domingo no parque e Caetano Veloso cantou Alegria, Alegria.



O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos compridos e agregavam várias influências musicais. Era uma mistura da cultura brega, do rock inglês dos Beatles, da música erudita, da cultura popular, entre outros. O som da guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau.



Os que a Tropicália queria era formar a cultura brasileira. "Engolir" as culturas já existentes e "vomitar" um cultura nova que era a mistura de tudo isso.
O movimento tropicalista não possuía como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi muito criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária.


Uma outra crítica que os tropicalistas receberam foi o uso de guitarras elétricas em suas músicas. Muitos músicos tradicionais e nacionalistas, acreditavam que esta era uma forte influência da cultura pop-rock americana e que prejudicava a música brasileira, denotando uma influência estrangeira não positiva.


Mas, em uma época de ditadura militar, a grande opressão aos artistas fizeram com que o tropicalismo fosse acusado de "divulgar músicas de protesto" e ocorreu a prisão de Caetano e Gil. Como solução, o país exilou os dois no exterior e assim começava a expansão da MPB pela Europa.


O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.

Para Ouvir
Tropicália - Caetano Veloso
A Voz Do Morto - Os Mutantes; Caetano Veloso
Back In Bahia - Gilberto Gil
Coração Materno - Caetano Veloso
Alegria, Alegria - Caetano Veloso
Domingo no Parque - Gilberto Gil
Panis Et Circenses - Os Mutantes
Baby - Gal Costa; Caetano Veloso;
São São Paulo - Tom Zé

2 comentários:

  1. É tão bom ver alguém falando da Tropicália. Estou organizando uma exposição para o colégio, aprendendo muito e toda e qualquer informação se torna útil. Também estou transcrevendo um livro para distribuir lá! :)

    Anderson Inácio
    bondiler.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Hoje em dia poucas pessoas ao menos sabem o que foi o tropicalismo! É muito bom divulgar essa cultura! Parabéns!

      Excluir

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.