14 de setembro de 2013

Georges Méliès


Quem já assistiu ou leu A invenção de Hugo Cabret? No enredo, Hugo conhece na estação de trem, o George, que depois, descobre ser o lendário produtor cinematográfico. Quer conhecer um pouco de George Méliés? Clique em Lei Mais!!


George nasceu na França em 1861. Primeiramente, ele era um ilusionista muito famoso na época. Tudo mudou quando ele ganhou um protótipo de filmadora criado pelo cinematográfico Robert William Paul. Ele saiu pelas ruas filmando cenas do cotiano em Paris impressionado pela capacidade do protótipo, começando assim sua paixão.


Um dia a própria câmara parou de repente, mas as pessoas não paravam de se mexer e quando ele voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando. A esta trucagem ele deu o nome de stop-action; criou várias outras como perspectiva forçada, múltiplas exposições ou filmagens em alta e baixa velocidade.

Então ele começou criando: Foram mais de 500 "filmes" em que ele usava a sequencia de imagens para fazer os movimentos. Criou seu próprio estúdio cinematográfico e fez história!  O mais famoso é a  Le voyage dans la lune (Viagem à lua) de 1902 que foi baseado em Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells.


O enredo era basicamente narrar a história de um grupo de cinco astrônomos que viajam à Lua numa cápsula lançada por um canhão gigante, onde são capturados pelos selenitas. Contudo, conseguem escapar e retornam salvos à Terra.

Foram usados em Viagem à lua várias técnicas muito avançadas para a época como a Dupla exposição que consiste em colocar vários negativos de fotografias formando uma imagem só. O filme de Méliés fez muito sucesso na época e foi, provavelmente, o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tratar de seres alienígenas. Usou recursos inovadores de animação e efeitos especiais, incluindo a famosa cena da nave pousando no olho da "Homem da lua".


Prontos para assistir ao filme? Ele está na lista dos 1001 filmes para ver antes de morrer de Steven Jay Schneider e tem cerca de 10 minutos.


Você encontra a maioria das sua obras no youtube. Pode assistir sem desculpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.